quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Causos do 669-A


Existe um conhecido axioma da física chamado, Princípio da Impenetrabilidade, que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Nunca fui boa em física, por sinal, neste momento busco com afinco em minha memória o milagre que me fez passar nos exames dessa disciplina durante o colégio.

Enfim, hoje cheguei à conclusão que quem pensou nesse principio não previa a situação do transporte público em São Paulo.
A caipira que deixou a cidade de 30 mil habitantes, sem semáforo, shopping ou qualquer coisa que para os "urbanóides" parecem indispensáveis à vida, decidiu que queria ser jornalista, pegou suas trouxas, deu adeus ao seu mundinho e foi para São Paulo. Este tipo de decisão deveria ser acompanhada de uma bula, contendo indicações, contra-indicações, reações adversas, posologia, etc.

Causos do 669-A

669-A, Terminal Santo Amaro, ou como prefiro chamar, “O inferno na terra” (acreditem, não é exagero), 18:30, numa sexta-feira qualquer de 2004. Com sorte, você pode encontrar num desses momentos decisivos da vida uma pessoa que te faça rir do sofrimento, e alivie tudo aquilo que parece te matar aos poucos, uma Mari.

5 ônibus passaram no período de 60 minutos, olhávamos atônitas, tentamos por algumas vezes uma modificação corporal que nos permitisse seguir viagem em um daqueles carros.
Teletransporte não nos saia da mente.

Com o tempo se aprende que não adianta esperar, o trânsito não vai passar, o ônibus não vai esvaziar, a chuva não vai melhorar, e a rua não vai desalagar tão cedo.
Fomos no seguinte.

Nos primeiros passos percebi que meu pé já não tocava o chão, eu era levada pela massa de pessoas que se espremiam e empurravam uns aos outros tentando se acomodar. Nesse momento você já não sabe se aquele ombro é mesmo seu. Remover o pé do chão é um erro irremediável, pois o lugar desocupado pelo seu pé esquerdo será instantaneamente preenchido pelo de outra pessoa e você não encontrará outro espaço para colocar o seu, logo terá que se virar em um pé só. É importante lembrar que ônibus não foi feito para quem tem menos de 1,70m, como é meu caso, pois os braços curtos, já impossibilitados de se movimentar não alcançam as barras de apoio no teto do ônibus. Os braços compridos da Mari me salvavam nessa hora, eram minhas barras de apoio.

Como por milagre encontramos um espaço de uns 30 centímetros no último degrau da porta que não abria, lá nos esprememos. Não sei se ríamos de desespero, tristeza ou por que no fundo a situação era engraçada.

De repente o ônibus pára, ouvimos um bate boca na frente, convencida pela Mari levantei para ver o que ocorria. Não era nada demais, quatro rapazes tentaram invadir o ônibus sem pagar, o motorista corajoso (de corajoso o céu está cheio) deu partida no ônibus tentando impedir a entrada. Em resposta, os rapazes sacaram suas armas. Por sorte, o único que assassinaram foi o português, “Olha aqui motorista, sê ta achano que nóis é prayboy, se ta loco, ta achando qui ta mecheno com prayboy, nóis vamu mete tiro na sua cara”. Convencido o motorista seguiu viagem com os rapazes a bordo.

Pensamos em descer naquele ponto e seguir a pé, mas estávamos um tanto quanto longe de casa, e mesmo que optássemos por esta decisão não conseguíramos chegar à porta de saída em tempo. A Mari em um surto de desespero queria pular pela janela ou em um golpe certeiro derrubar a porta com um chute. Logo viu que seria no mínimo inviável.
Decidimos ficar, afinal após 2 horas no trânsito, tudo o que você quer é chegar em casa, o resto é fácil de superar.

No dia seguinte lá estaríamos novamente a espera do próximo causo do 669-A
.
.
.
.
.
.
.
.
(Continua qualquer dia......afinal, 3 anos de 669-A renderam muitas histórias)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ná, causos do 669 A é o que não faltam né? Seus textos são muito bons, por isso me orgulho tanto de você.
Bjussss

Anônimo disse...

premaaaa! ainda bem q agora vc tem o roxinho ai né! rsrsrs
ainda bem q nao tem nenhuma história de infância sua , senão ia ficar feio pra mim vc dizer q sempre via a mariana me bater né.
blog ta massa. so seu fã ná!
fãNÁtico.kkk